sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Fábulas: Uma das Melhores Séries em Quadrinhos da Atualidade!

Resolvi escrever este post para dar uma boa dica de leitura para todos que quiserem começar a se aventurar pelos quadrinhos que tem como público-alvo os leitores adultos.


Fábulas é, atualmente, uma das melhores séries em bancas (só perde para Y - o Último Homem!). A editora Panini está lançando nas bancas (agora, em novembro de 2012) o volume 2, e o volume 1 ainda pode ser encontrado nas bancas virtuais como a Comix (www.comix.com.br) e a Banca 2000 (www.banca2000.com.br), por exemplo (antes que alguém me pergunte, não estou recebendo nenhuma comissão para indicar estes dois sites, estou apenas indicando aqueles onde costumo comprar as revistas que não consigo encontrar em bancas). Em janeiro deverá ser lançado o volume 3. Os volumes de números 4 a 12 já foram lançados há algum tempo (por enquanto, não vou perder tempo explicando toda a estória das publicações Vertigo no Brasil, fica para um próximo post) e ainda podem ser encontrados nos sintes acima indicados e em alguns outros que podem ser encontrados na internet.


A série, escrita por Bill Willingham, é considerada a sucessora de Sandman de Neil Gaiman na linha 'fantasia para adultos' e é, atualmente, o maior sucesso da Vertigo. Até 2012, a série já havia faturado 15 Eisner Awards (o Oscar dos quadrinhos), entre outros prêmios. Pode-se dizer que Fábulas é a aplicação da psicologia moderna aos contos de fadas. Bill Willingham chegou a comparar a Cidade das Fábulas com Israel. Mas também poderia ser uma metáfora da Cisjordânia ou da Faixa de Gaza, transcendendo as alegorias políticas.


A estória é mais ou menos a seguinte: um Imperador maligno começa a invadir e conquistar todos os reinos dos contos de fadas, das fábulas e das lendas. Um grande contigente de personagens destas estórias consegue fugir, através de portais mágicos, de suas Terras Natais para o mundo "mundano", ou seja, o nosso. A grande maioria destes expatriados encontra asilo em um bairro de Nova York que passa a ser chamado de "Cidade das Fábulas". Hoje, encontram-se vivendo por lá, entre outros, Branca de Neve e sua irmã Rosa Vermelha, o Príncipe Encantado, o Lobo Mau (agora conhecido como Bigby), Pinóquio, A Bela e a Fera, etc... Os seres que não conseguem assumir forma humana vivem em um anexo da Cidade das Fábulas, no interior de Nova York, conhecido apenas como "A Fazenda".


A série apresenta diversos personagens cativantes: Papa-Moscas, o Garoto Azul, João das Lorotas (que até ganhou série própria), entre outros. As tramas são muito bem elaboradas e vão ficando cada vez melhores a cada edição. De todos os arcos de estórias já publicados no Brasil, o melhor, para mim, foi "Lobos", publicado no volume 8. Quem me conhece sabe que não faço o tipo romântico, mas, neste arco, li a mais bonita declaração de amor que já vi na vida!


Por todos este motivos e muitos outros, Fábulas é uma leitura altamente recomendada. É uma série que acho que todo mundo devereia ler!





Nenhum comentário:

Postar um comentário