segunda-feira, 15 de outubro de 2012

John Carter: Uma Saga Marciana


Quantos de vocês já ouviram falar do escritor Edgar Rice Burroughs? Acredito que muito poucos. E, ainda assim, os poucos que já ouviram falar dele devem achar que ele escreveu 'apenas' os livros de Tarzan.

Pois bem, além de ter criado o célebre homem-macaco, rei das selvas africanas, Burroughs também escreveu algumas séries de livros de ficção científica, dentre elas uma série de aventuras que se passa no planeta Barsoom ou, para nós, terráqueos, Marte.

Nesta série, composta de 11 livros, o personagem principal é o veterano da Guerra Civil norte-americana John Carter, que se vê transportado involuntariamente para o planeta Marte onde, graças a gravidade menor do planeta, possui força muito superior a dos nativos e é capaz de dar saltos gigantescos (alguém já ouviu isso antes?).

O primeiro livro, A Princess of Mars, foi publicado em capítulos na revista pulp All Story em 1912, sendo re-impresso em formato de livro em 1918. Por incrível que pareça, até 2012 (um século após sua publicação original!) este livro ainda não havia sido publicado no Brasil. Neste ano, finalmente, a editora Aleph iniciou a publicação dos livros de John Carter, já tendo lançado Uma Princesa de Marte (A Princess of Mars) e Os Deuses de Marte (The Gods of Mars). O próximo lançamento é O Comandante de Marte (The Warlord of Mars) e, depois disso, o futuro da série no Brasil é incerto.


Já li os dois livros publicados em terras tupiniquins e o que posso dizer é o seguinte: o primeiro livro é excelente! Simplesmente uma das melhores ficções já publicadas no país, tão bom que sua leitura devia ser obrigatória! Infelizmente, o segundo livro não consegue manter o mesmo nível do primeiro. É um bom livro de aventuras, apenas isso. Espero que os próximos volumes consigam recuperar toda a excelência do início da série.


Embora praticamente desconhecido no Brasil, John Carter é bastante popular nos EUA. Além das várias re-edições dos livros, já foram publicadas várias adaptações em quadrinhos por diversas editoras. Este ano chegou aos cinemas o filme John Carter - Entre dois Mundos (John Carter) produzido pela Disney. Apenas como curiosidade: também chegou ao mercado de home vídeo dos EUA um filme produzido pela produtora Asylum, especializada em 'filmes Z'.


Os livros da série Jonh Carter exercem até hoje grande influência na cultura pop norte-americana, o que pode ser comprovado nos quadrinhos (Superman e Adam Strange, só para citar alguns), na televisão e no cinema. Podemos perceber suas influências na obra cinematográfica de George Lucas (Star Wars) e James Cameron (Avatar), por exemplo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário